O Pilates

Joseph Hubertus Pilates, criador do método pilates, sofreu em sua infância de doenças como raquitismo, asma, bronquite e febre reumática. Ele acreditava que a prática de exercícios físicos o deixaria forte fisicamente e capaz de vencer as doenças. Em sua adolescência praticou vários esportes, posteriormente começou a ensinar autodefesa para detetives e, no período da I Guerra Mundial, trabalhou em um hospital com exilados e mutilados utilizando molas adaptadas às macas, o que mais tarde ajudou no desenvolvimento de exercícios e equipamentos.

O método pilates é fundamentado na percepção do corpo, correções posturais e de desequilíbrios musculares, no fortalecimento e alongamento global. É compreendido por cinco princípios que devem estar presentes em todos os movimentos.

Princípios do pilates

Concentração: a atenção é voltada para cada parte do corpo para que o movimento seja desenvolvido com maior eficiência possível;

Respiração: os exercícios iniciam e terminam com a respiração. Há uma sincronia da respiração com a ação muscular;

Centralização: powerhouse ou centro de força composto pelos músculos abdominais, paravertebrais, do quadril e do assoalho pélvico;

Controle e precisão: movimentos de forma controlada e consciente, não havendo exageros de força ou amplitude;

Fluidez: manutenção de uma contagem rítmica.

Joseph Hubertus Pilates, criador do método pilates

Os Benefícios em praticar o Pilates.

  1. Ajuda no processo de reabilitação;
  2. Alívio das dores nas costas;
  3. Aquisição de controle corporal;
  4. Aumento de resistência e força muscular;
  5. Definição da musculatura sem aumento de volume;
  6. Melhora da autoestima e bem estar;
  7. Melhora da capacidade respiratória;
  8. Melhora da coordenação motora e equilíbrio;
  9. Melhora da flexibilidade e mobilidade articular;
  10. Melhora da postura;
  11. Melhora da qualidade do sono;
  12. Melhora do humor e estado de estresse;
  13. Pode ajudar a controlar doenças de base como Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes;
  14. Prevenção de lesões ósteo articulares;
  15. Redução da fadiga muscular;
  16. Redução de dores e desconfortos;

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